1- Como os alunos se envolveram?
A aula de informática é aguardada pelos alunos, pois muitos não tem computador em casa e, por isso, se envolvem bastante.
2- Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade?
A proposta de trabalho da aula é planejada e colocada para o aluno, com bastante descrição e calma , para que sua compreensão seja boa e nosso objetivo alcançado. Mostro como fazer, para depois praticarem.
3- A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos?
É bem diversificado o entendimento de cada aluno. Os que ficam mais eufóricos, ansiosos, precisam de várias explicações.
4- O que conseguiram fazer e perceber?
Por enquanto, conseguem acessar jogos e praticá-los. Pesquisa na internet com orientação assídua e poucas vezes.
5- Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes?
A principal dificuldade é acessar a internet.
6- Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estivessem previstas?
O aluno é curioso e mexeem tudo. Por exemplo, joguinhos que não seriam explorados nesta aula, mexendo, eles descobriram e foi gratificante.
6- Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estivessem previstas?
O aluno é curioso e mexe
7- De que forma se relacionaram os componentes das duplas?
Algumas vezes concordam em trabalhar em duplas, outras querem mexer sozinhos no computador, pois o ritmo e o tempo de cada aluno para o entendimento difere, e nem sempre querem esperar a sua vez. É necessária a intervenção do professor.
8- As duplas colaboraram umas com as outras?
Sim, quando há necessidade.
9- Em quais duplas de alunos os objetivos planejados foram atingidos? Em quais não foram? Qual a proporção?
Todas as duplas procuraram trabalhar, mesmo quando há alguns contratempos.
10- Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos?
Na seqüência das aulas, vão descobrindo por si próprios onde mexer, para solucionar seus problemas e dominar a máquina.
11- Como foi a condução da atividade pelo professor? Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
Aqui o professor precisa conduzir com clareza , pois, a necessidade da explicação e o ritmo de como desenvolver a atividade é bem particular, de cada um. Alguns “pegam” logo e já saem trabalhando.
12- Os equipamentos funcionaram a contento?
Os equipamentos são poucos e precários, prejudicando o desenvolvimento das aulas. Também há muitas quedas de luz e a internet é lenta, e cai. Sería interessante se as mantenedoras investissem e mantivessem em bom funcionamento os equipamentos tecnológicos nas escolas.
13- Os programas funcionam a contento?
Até o momento o que mais fazemos é acessar joguinhos e explorá- los.
Algumas vezes concordam em trabalhar em duplas, outras querem mexer sozinhos no computador, pois o ritmo e o tempo de cada aluno para o entendimento difere, e nem sempre querem esperar a sua vez. É necessária a intervenção do professor.
8- As duplas colaboraram umas com as outras?
Sim, quando há necessidade.
9- Em quais duplas de alunos os objetivos planejados foram atingidos? Em quais não foram? Qual a proporção?
Todas as duplas procuraram trabalhar, mesmo quando há alguns contratempos.
10- Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos?
Na seqüência das aulas, vão descobrindo por si próprios onde mexer, para solucionar seus problemas e dominar a máquina.
11- Como foi a condução da atividade pelo professor? Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
Aqui o professor precisa conduzir com clareza , pois, a necessidade da explicação e o ritmo de como desenvolver a atividade é bem particular, de cada um. Alguns “pegam” logo e já saem trabalhando.
12- Os equipamentos funcionaram a contento?
Os equipamentos são poucos e precários, prejudicando o desenvolvimento das aulas. Também há muitas quedas de luz e a internet é lenta, e cai. Sería interessante se as mantenedoras investissem e mantivessem em bom funcionamento os equipamentos tecnológicos nas escolas.
13- Os programas funcionam a contento?
Até o momento o que mais fazemos é acessar joguinhos e explorá- los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário