segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Trabalho na sala de informática com os alunos do 4º ano


1- Como os alunos se envolveram?
A aula de informática é aguardada pelos alunos, pois muitos não tem  computador em casa e, por isso,  se envolvem bastante.

2- Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade?
A  proposta de trabalho da aula  é planejada e  colocada para o aluno, com bastante descrição e calma , para que sua compreensão seja boa e nosso objetivo alcançado. Mostro como fazer, para depois praticarem.


3- A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos?
É bem diversificado o entendimento de cada aluno. Os que ficam mais eufóricos, ansiosos, precisam de várias explicações.

4- O que conseguiram fazer e perceber?
Por enquanto, conseguem acessar jogos e praticá-los. Pesquisa na internet com orientação assídua e poucas vezes.

5- Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes?
 A  principal dificuldade é acessar a internet.

6- Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estivessem previstas?
O aluno é curioso e mexe em tudo. Por exemplo, joguinhos que não seriam explorados nesta aula, mexendo, eles descobriram e foi gratificante.

   7- De que forma se relacionaram os componentes das duplas?
    Algumas vezes concordam em trabalhar em duplas, outras querem mexer sozinhos no           computador, pois o ritmo e o tempo de cada aluno para o entendimento difere,  e nem sempre querem  esperar a sua vez.  É necessária a intervenção  do professor.

8- As duplas colaboraram umas com as outras?
Sim, quando há necessidade.

9- Em quais duplas de alunos os objetivos planejados foram atingidos? Em quais não foram? Qual a proporção?
 Todas as duplas procuraram trabalhar, mesmo quando há alguns contratempos.

10- Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos?
Na seqüência das aulas,  vão descobrindo por si  próprios onde mexer,   para solucionar seus problemas  e  dominar a máquina.

11- Como foi a condução da atividade pelo professor? Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
Aqui o  professor  precisa  conduzir com clareza , pois,   a necessidade da explicação e  o ritmo de como  desenvolver  a atividade é bem particular,  de cada um. Alguns “pegam” logo e já saem trabalhando.

12- Os equipamentos funcionaram a contento?
Os equipamentos   são poucos e precários,  prejudicando  o desenvolvimento das aulas. Também há muitas quedas de luz e a internet é lenta,  e cai.  Sería  interessante se  as  mantenedoras investissem   e mantivessem  em bom funcionamento os equipamentos tecnológicos nas escolas.

13- Os programas funcionam a contento?
Até o momento o que mais fazemos é acessar joguinhos e explorá- los.



Nenhum comentário:

Postar um comentário