segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Navegando livremente pela internet

Título do vídeo: Menina bonita do laço de fita.
Adequado e indicado  para todas as turmas do CAT
Assuntos abordados:
Biografia da autora
Consciência Negra
Respeito as diferenças
Resumo:
     Este vídeo fala sobre uma menina negra, simpática  e graciosa,  que usava trancinhas, amarradas com fitas coloridas. Na história, não era discriminada como muitas pessoas negras na vida real. Ela  tinha um coelho amigo que admirava-a muito, e que  queria saber como  fazia para ser preta. Então, ela inventava: cair na tinta preta, tomar muito café, comer muita jabuticaba...  O coelho tentava ficar da cor da menina e não conseguia.
     A mãe ouvindo os dois conversarem, explicou que era arte de uma avó preta. Ela entendeu a mãe  e aconselhou o coelhinho a ter filhos com uma coelha preta que  amasse, pois assim, poderia  ter filhos de raças diferentes, tantos brancos como pretos.. Mas, ele  só teve uma coelhinha pretinha,  e os outros eram malhados, preto listrado com branco, branco listrado com preto.
    Quando a coelhinha saia de laço colorido no pescoço, todo mundo perguntava:
    -Coelha bonita do laço de fita qual é o teu segredo para ser tão pretinha? E ela respondia: São os conselhos de minha madrinha.

Navegar livremente na internet é explorar um universo de possibilidades,  de  ferramentas importantes para um  planejamento  mais atrativo, significativo e interessante na prática pedagógica, na aquisição e assimilação de novos conhecimentos. É um recurso didático imprescindível nos dias de hoje!



"Quem sou como professor e aprendiz"?

No momento atual ser professor é um grande desafio. A complexidade de atribuições, exigências ao professor , faz com que ele tenha a necessidade de aperfeiçoar-se continuamente.

É necessário conhecer e aprender sobre as novas tecnologias para que possa fazer as intervenções e tornar a aprendizagem mais significativa. Para isso, o professor deve ser competente e organizador do trabalho escolar nas diversas situações, e reorganizá-lo para garantir a aprendizagem do aluno, não como mera transmissão do conhecimento, mas sim, com o desejo de que realmente o aluno apropriou-se do saber.

Cabe ao professor, nas suas reflexões, questionar-se sobre os benefícios das tecnologias no processo ensino-aprendizagem, na sua prática pedagógica em um processo contínuo de aprender a aprender. Afinal, somos eternos aprendizes!


Conforme a colega Nirvana Luzia Lenz do Curso das TICS - NTE 2012 - Santa Cruz do Sul

O desafio da escola, hoje, é formar os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.




Como utilizar a internet na educação?

Vivemos em um tempo de muitas conquistas na educação. Uma delas , muito significativa, a apropriação da internet na educação como uma ferramenta a mais na prática pedagógica. Esta, sendo articulada nas diferentes situações de sala de aula, proporciona momentos de crescimento pessoal, intelectual, comunicativo e tecnológico ao educando.
Sabemos que são vários os saberes deste educando em relação ao acesso a internet, porém, cabe a nós educadores, conduzirmos e possibilitarmos um trabalho de qualidade e de competência.

Conforme a colega Naura Criatina Rauber do Curso das TICS - Santa Cruz do Sul - 2012:

"Quem orientará os caminhos do educando é o professor, ele deve estar apto a usar a tecnologia mostrando ao aluno o que é interessante para aquele conteúdo que o aluno irá produzir. Mas deve ficar claro que qualquer assunto é infomação que poderá ser usada em outro momento, em outra aula. Tudo é conhecimento."

O que é ser professor hoje ?

Ser professor hoje, é enfrentar com toda competência os desafios e tentar superá-los. É cativar o aluno para o sucesso da aprendizagem, é ter afinidade e assim tornar significativa a prática pedagógica.
Ser professor hoje exige uma atualização constante  para um aprendizado constante. Um ensinar e aprender em parceria, com respeito as diferenças, as limitações de cada um , acreditando e se desafiando, sempre! E, refletir sobre a prática e sobre esta elaborar e reelaborar o trabalho escolar.


Conforme citação feita pela colega Marlise T. G. dos Santos, do Curso  TICS, NTE Santa Cruz do Sul - 2012 "Ser professor hoje...   É colocar-se como eterno aprendiz disposto a rever seu fazer pedagógico , reiventando a sua prática ."